Sunday, February 2, 2014

Resposta 6. As Probabilidades do Destino



Quando o nazismo chegou ao poder, eram 561 mil os judeus na Alemanha, sendo 178 mil só em Berlim. Em janeiro de 1938, pelo menos 203 mil haviam emigrado e 329 mil continuavam no país. Kathe era uma das emigrantes. Bernd um dos que ficaram. 

Dentre os judeus que estavam na Alemanha em 1938, cerca de 149 mil[i] se refugiaram em outros países, pelo menos 119 mil[ii] foram deportados - dos quais 45 mil provieram de Berlim - e 34 mil morreram por razões excepcionais (óbitos em excesso) [iii]. Alguns, ainda, resistiram a esses destinos e terminaram a guerra vivos em Berlim. Foram 6.252, ou 4% da população original de judeus da cidade. Bernd pode ter sido um desses 4%. Pode também ter sido deportado, como 36% dos que estavam nas mesmas condições que ele, ou morrido pelas condições excepcionais de vida, como 10% . Mas o mais provável, com 45% de chance, é que tenha se refugiado em outro país.

Se emigrou, Bernd provavelmente foi para Europa. 43% dos judeus refugiados da Alemanha pós-1938 ficaram no continente. O principal destino era Polônia – 32% dos judeus que emigraram dentro da Europa escolheram, por azar, o vizinho frio. Mas Bernd pode ter tido mais sorte e, se ficou na Europa, há 21% de chance de que tenha ido para Inglaterra, 12% de que tenha terminado na França e apenas 5% de que tenha ido para Itália, como imaginou minha avó. Considerando todas as possibilidades de destino, desde que Bernd tenha sido deportado até que tenha se escondido em Berlim ou emigrado, a chance de ter feito o caminho para Itália é de 0,97%. Mais provável é que tenha ido para a América Norte, como fizeram 20% dos emigrantes, ou para perto de Kathe, na América do Sul, onde chegaram 15% dos judeus saídos da Alemanha depois de 1938. As chances, dentre todos os destinos possíveis, de que Bernd tenha efetivamente saído da Alemanha e rumado a terras sul-americanas é de 7%. Mas pode ser também, com 1% de chance, que tenha se refugiado na Austrália ou na África, ou, sob 3% de chance, que haja emigrado para Palestina.

Denter todos esse números,  existe 3% de destinos que se escondem, se desconhecem, que entre uma fonte e outra de dados se perderam ou não foram mapeados. E é justamente este, o destino desconhecido, o que  Bernd tomou.

*Baseado em  números publicados em http://ww2stats.com/pop_ger_jew_emi.html



[i] Entre 1938 e 1942
[ii] Entre out de 1941 e março de 1943
[iii] Excess death rate