Monday, December 30, 2013

Resposta 2. Landesarchive


A resposta da revista Aktuell (link), enviada em 2000 à minha avó em resposta ao anúncio, sugeria que ela consultasse o Landesarchive, o arquivo Nacional da Alemanha, para saber sobre Bernd. Segundo a revista, eles poderiam responder à consulta. Minha avó redigiu um rascunho de carta para o arquivo, mas não sei se foi enviada. O rascunho estava grampeado junto com a resposta da revista Aktuell, que eu encontrei às vésperas de uma viagem já marcada para Europa.
Aproveitei a coincidência e fui a Berlim para realizar a consulta ao Landesarchive sobre o que aconteceu com Bernd Biermann.
Era uma segunda de manhã, de uns zero grau em Berlim. As folhas no chão estavam congeladas, minhas mãos duras de frio. Tomei dois trens, caminhei umas quantas quadras, e cheguei ao arquivo sem nenhuma ideia do que dizer.
“Senhor, estou buscando informações sobre um homem, judeu, que viveu em Berlim em 1936. Se chama Bernd Biermann, acho que nasceu em 1913. Pode me ajudar?”
“Hm, essas informações são muito pouco precisas. Precisamos de mais detalhes, mas vou abrir uma solicitação de busca. Me diga seu email e até amanhã enviamos uma resposta sobre a consulta. Custa 10Euros o serviço.”
“OK, vielen Danke.” Anotei meu email, paguei a taxa, e sai.
No dia seguinte, veio a resposta. Não foram encontrados resultados para a busca.