Sunday, December 29, 2013

Resposta 1. Aktuell


Logo nas primeiras semanas do projeto, voltei a mexer em papéis da minha avó. Buscava informações sobre a chegada ao Brasil – Que data? Em que navio? Será que tem alguma coisa ainda por descobrir? Quando ela faleceu, eu organizei cada papel que encontrei no apartamento dela conforme o tipo e o tema de que tratava: cartas, agendas, recortes de jornal sobre todos os assuntos. Só em alguns papéis, já aparentemente bem organizados em  pastas,  eu não havia mexido. As pastas estavam etiquetadas como ‘recibos’ e teoricamente entre contas eu não acharia nada. Mas, recomeçada a busca por indícios e tendo já vistoriado todo o resto dos papéis, não me restava alternativa senão abrir as tais pastas. E, para minha surpresa, bem ali, no topo dos recibos, estava uma carta da revista Aktuell, a mesma onde o anúncio buscando Bernd Biermann havia sido publicado. Esta era a primeira resposta ao anúncio “Posta Restante”. Do ano 2000.



TRANSCRIÇÃO

Sehr geehrte Frau Ellinger,
Vielen Dank für Ihr Schreiben vom 1. Juli.
Geren haben wir Sie (wieder) in den Verteiler für den Bezug von Aktuell aufgenommen. Grund dafür, dass Sie nicht mehr berücksichtigt worden sind, war die Tatsache, dass wir 1996 Materialien als nicht zustellbar zurück bekamen.
Die Name Bernd Biermann findet sich bei unseren Adressverzeichnissen. Evtl. können Sie Erfolg bei einer Recherche im
Landesarchiv Berlin
Kalckreuthstrasse 1-2
10777 Berlin
haben.
Mit freundlichen Grüssen
Im Auftrag
Rüdiger Nemitz

TRADUÇÃO



Prezada Sra. Ellinger,
Obrigado por sua carta de 1 de Julho.
Com prazer lhe registramos (de novo) na lista de distribuição da Aktuell. A razão pela qual você não estava mais sendo considerada na distribuição foi o fato de que em 1996 nós recebemos de volta materiais tidos como não passíveis de entrega.
O nome de Bernd Biermann foi encontrado em nossos livros de endereços. Possivelmente a senhora pode ter éxito através de uma pesquisa no
Arquivo Estatal de Berlim
Kalckreuthstrasse 1-2
10777 Berlim
Atenciosamente,
Da parte de
Rüdiger Nemitz